quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

UMA CARTA DE TERTULIANO A SUA ESPOSA. (TODOS OS CASAIS DEVERIAM LER)

Pr. Renato Vargens
O Dr. Russell Shedd mencionou uma pequena carta de Tertuliano, um dos primeiros teólogos da Igreja Cristã, à sua amada esposa. 
O texto abaixo foi traduzido pelo meu querido amigo José Bernardo:
"Que lindo, então, o casamento de dois cristãos, dois que são um só em casa, um no desejo, um no modo de vida, um na fé que praticam. Eles são irmão e irmã, ambos servos do mesmo Senhor. Nada fica entre eles, nem na carne nem no espírito. Eles são, verdadeiramente, os dois uma só carne; e onde há uma só carne há também um só espírito. Eles oram juntos, eles louvam juntos, eles jejuam juntos; instruindo um ao outro, encorajando um ao outro, fortalecendo um ao outro. Lado a lado eles vão à casa de Deus e participam do banquete de Deus, lado a lado eles enfrentam dificuldades e perseguição, compartilham suas consolações. Eles não tem segredos entre si; eles nunca evitam a companhia um do outro; eles nunca ferem o coração um do outro. Sem por obstáculos eles visitam os doentes e ajudam os necessitados. Eles fazem doações sem preocupação; eles se sacrificam sem dificuldade; eles exercitam a piedade diariamente sem impedimento. Eles não são furtivos em declarar sua fé, nem tímidos em saudar os irmãos, nem silenciosos em suplicar a bênção de Deus. Salmos e hinos cantam um para o outro, esforçando-se para ver qual deles entoa com mais beleza os louvores ao seu Senhor. Ouvindo-os e vendo-os, Cristo se alegra. Para eles Cristo dá sua paz. Onde há dois juntos, também Ele está presente; e onde Ele está mal não há."  
 É pra pensar não é verdade?
Renato Vargens 
Tertuliano foi um dos mais efetivos teólogos de seu tempo. Sua obra mais importante foi apologética (Apologia). Ele foi o primeiro a usar a palavra latim Trinitas, traduzida Trindade, para se referir à natureza e essência do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tertuliano, porém, nos últimos anos de sua vida, deixou a Igreja e se juntou ao Montanismo, um movimento acético, excêntrico e herético.

2 comentários:

  1. Boa noite,Ana . Tudo bem?
    Vi seu nome no Siga-me e estou te visitando e parabenizando pelo seu cantinho.
    Ficarei muito feliz com sua visita e se desejar seguir, virei retribuir a gentileza,ok?
    Meu link é www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br
    Deixo meu abraço e o desejo de uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Pastor Evaldo, e família Feliz 2014 ..... Deus abençoe

    ResponderExcluir