sexta-feira, 5 de agosto de 2011

OUÇA A VOZ DO PASTOR


Jesus é o pastor das ovelhas. E como é a ovelha? a ovelha é um animal ingênuo, não sabe discernir entre erva boa e erva venenosa para comer. O pastor tem de ir à frente, preparar a pastagem com cuidado, retirando aquelas que, uma vez digeridas pela ovelha, podem intoxicá-la e levá-la à morte. A ovelha é medrosa, basta que ela não sinta o cheiro da presença do pastor para ficar trêmula de medo. E, no auge do medo, pode sair correndo para fora do aprisco e se torna presa fácil dos predadores. A ovelha é suscetível à perturbação das moscas, pelo fato que ficam rondando à sua cabeça o tempo todo, a ovelha vai ficando desnorteada, balança a cabeça para um lado e para o outro tentando fugir do assédio dos insetos, por fim, ela emagrece, e não conseguindo se livrar dos mosquitos,acaba saindo correndo sem direção. É por isso que o pastor unge a cabeça da ovelha com óleo para afugentar os mosquitos, e não deixar que eles se aproximem. Quantas vezes ao invés de ficarmos perto do Pastor, que pode nos sarar de todo o medo e insegurança, buscamos em outras coisas externas a paz e a segurança que só o Pastor Jesus pode nos dar?? Quantas vezes vários de nós vamos ficando perturbados pelas preocupações da vida e esquecemos que o verdadeiro socorro e o verdadeiro equilíbrio vêm do pastor Jesus? Quantas vezes nos deixamos nos levar pelas coisas do mundo e, diante da tentação, abandonamos o aprisco e nos machucamos?


Para corrigir e acudir a ovelha, o pastor dispõe de dois instrumentos: o bordão e o báculo. Com o báculo o pastor laça a ovelha pelo pescoço, porque, por ter muita lã, ela está constantemente se enroscando em espinheiros. Já o bordão é usado para evitar que a ovelha vá aonde não lhe é permitido. Quando a ovelha vai se desgarrando, ou quando se mete em uma briga com outra ovelha, o pastor joga o bordão.

O Senhor nosso Deus usa de diversas maneiras para nos laçar com o seu báculo, a fim de que fiquemos com ele. A ovelha é totalmente dependente do pastor, pois precisa dele para se alimentar, para beber água, e para ser defendida dos predadores e ladrões. A ovelha conhece a voz do pastor, e segue o pastor. E nós, será que reconhecemos sempre a voz do nosso pastor, e o seguimos obendientemente??

Como as ovelhas, precisamos permanecer perto do Pastor. Só ele sabe como cuidar de nós com amor incondicional e nos mostrar o caminho do equilíbrio e da paz. O pastor é aquele que luta pela vida de sua ovelha, colocando sua própria vida em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário